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O nosso PROJECTO...

Os biocombustíveis, mais concretamente o bioetanol e o biodiesel, têm vindo a ser considerados uma solução energética que pode temporariamente reduzir a dependência do petróleo. É facto assente que as reservas de petróleo estão a esgotar-se e que a distribuição geográfica das mesmas tem causado inúmeros conflitos geopolíticos, pelo que urge a implementação de medidas que possam reduzir a dependência do petróleo. Portugal, no Programa Nacional das Alterações Climáticas (PNAC) 2006 estabeleceu como meta a introdução de 5,75% de biocombustíveis até 2010 no sector dos transportes, mas o Plano Tecnológico definiu uma meta mais ambiciosa, 10% de biocombustíveis até 2010. Actualmente, Portugal está a produzir biodiesel, contudo a produção de bioetanol ainda não é uma realidade.
A escola, mais do que nunca, deve ter um papel crucial na divulgação de informação de cariz científica, de modo a contribuir para um aumento da literacia científica do cidadão.
O projecto a ser desenvolvido compreende várias etapas:
1 – Pesquisa orientada de informação relativa aos biocombustíveis.
2 – Reflexão sobre as vantagens e desvantagens dos biocombustíveis.
3 – Selecção das matérias-primas a usar na produção do biodiesel e do bioetanol.
4 – Recolha de óleos alimentares usados.
5 – Selecção de um método para a produção de biodiesel e de bioetanol.
6 – Realização das actividades laboratoriais – produção de biodiesel e de bioetanol.

Os biocombustíveis são um contexto actual que permite o desenvolvimento de inúmeras competências e simultaneamente permite ao discente aplicar um conjunto vasto de conhecimentos durante o planeamento e concretização de trabalhos de cariz laboratorial.
O discente numa fase inicial deve reflectir sobre a possibilidade dos biocombustíveis se tornarem uma solução energética. Assim, o discente deve ter presente que esta solução energética é uma opção que se inclui no ciclo do carbono e como tal não é totalmente inofensiva. O discente terá que compreender que os problemas ambientais não ficam solucionados com a substituição dos combustíveis fósseis pelos biocombustíveis e que não se devem comparar apenas dados relativos à combustão dos mesmos, mas deve-se ter em consideração todo o processo de obtenção dos combustíveis. O discente deverá reflectir sobre o leque de matérias-primas disponíveis, equacionado a sustentabilidade ambiental na produção agrícola ao longo de todo o processo. Na produção de biodiesel pretende-se usar óleos vegetais, virgens e usados. A reciclagem de óleos vegetais usados não é suficiente para produzir biodiesel em quantidades suficientes, mas permite a reciclar os óleos vegetais usados, que de outro modo iriam poluir os solos e a água. Assim, os discentes terão que fazer a recolha de óleos alimentares usados, para a posterior utilização como matéria-prima na produção de biodiesel.
Ao longo do projecto, os discentes terão que seleccionar os métodos apropriados à produção de cada um dos biocombustíveis, considerando a perigosidade de cada um dos produtos químicos a usar e cumprindo as regras de segurança a implementar relativamente a cada um dos produtos químicos e/ou durante o procedimento experimental.

A componente laboratorial consiste na realização das seguintes actividades:
1. Identificação da glicose.
2. Identificação da sacarose.
3. Identificação do amido.
4. Hidrólise da sacarose.
5. Hidrólise do amido.
6. Produção do bioetanol, por fermentação alcoólica e por destilação.
7. Produção do biodiesel.
8. Produção de sabão/sabonetes.

O trabalho realizado ao longo do projecto será divulgado através de um blogue criado para o efeito. No blogue serão incluídas fotografias/imagens (das matérias-primas seleccionadas, esquemas de montagem e observações/resultados) e vídeos que ilustrem o projecto, de modo a divulgá-lo.
Ao longo do projecto proceder-se-á à recolha de óleos alimentares usados, cuja colaboração dos pais/educadores revelar-se-á crucial e simultaneamente sensibilizar-se-ão os mesmos para as questões de educação ambiental, da sustentabilidade energética e da reciclagem. Propor-se-á a colaboração dos pais/educadores no sistema de recolha de óleos alimentares usados já implementado na escola.
Pretende-se, também, que os discentes envolvidos no projecto façam uma visita de estudo a uma fábrica de biodiesel, para associarem o trabalho a ser desenvolvido no laboratório com as tecnologias usadas na produção de biodiesel em grande escala.
No final da primeira quinzena de Junho de 2008, pretende-se participar no XXI Encontro da Sociedade Portuguesa de Química, a realizar-se no Porto. Propor-se-á a elaboração de um poster relativo ao trabalho desenvolvido ao longo do projecto.
Este projecto visa a interdisciplinaridade entre as áreas tecnológicas (produção de biocombustíveis) e as disciplinas do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário relacionadas com as Ciências da Vida, nomeadamente a Biologia e a Química (Bioquímica).

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